As característica de um ambiente inovador.
Pensar na criação de ambientes é pensar em criar um mundo inteiro de possibilidades. Desenvolver ambientes sempre novos é próprio da natureza humana. Está em nosso modo de ser. Os ambientes são concepções de espaço e convivência. Facilitam ou dificultam certos tipos de relações das pessoas com os lugares e, principalmente, das pessoas entre si e consigo mesmas.
B- O papel da escola frente a estes ambientes inovadores.
Acreditamos que essas inovações nos ambientes escolares trarão reflexos positivos sobre os processos de ensino e aprendizagem, e isso bastaria para justificar a reflexão proposta por este livro. Mas não paramos aí! Acreditamos que as novas tecnologias da informação e da comunicação podem contribuir decisivamente para o trabalho daqueles educadores que vislumbram, no futuro, a escola com novas sociedade do conhecimento.
C-A necessidade de projetos frente à atual sociedade.
O novo cidadão projetista não aceita a realidade só porque sempre foi assim. Ele nega-se á repetição triste e desumanizadora dos fatos, rebelando-se por meio de seus sonhos. Essa nova sociedade que apenas se desenha exigirá cidadãos criativos e utópicos, que deverão saber organizar suas idéias, escrevê-las defendê-las, enfim, projetar-se.
D- O papel da negociação no ambiente escolar e no trabalho com os alunos na STE.
Desenvolver projetos de sociedade altamente negociados e com bases éticas é o desafio aos educadores humanizadores. Constituir ambientes de ensino e de aprendizagem onde essas competências, habilidades e conhecimentos possam florescer é o que queremos conseguir.